• Manacés Pereira

Iniciando com Flutter


E aí, dev! Vou escrever sobre desenvolvimento mobile com Flutter, um framework escrito em Dart para aplicativos móveis.

O que é Dart?

Dart is a client-optimized language for fast apps on any platform https://dart.dev/

Dart foi escrita pelo Google com o objetivo de nos ajudar a criar software crossplatform — ou seja, rodar em todas as plataformas — sendo rápida e simples. Como eu falei, Dart é fácil de aprender. A sua syntax é muito parecida com algumas linguagens como: TypeScript, Switft, Kotlin, C#… Suas 3 principais características são:

  • Otimização para IU Ela foi escrita com foco na otimização da interface de usuário.

  • Desenvolvimento Produtivo Hot reload é uma feature muito importante para nos ajudar a sermos mais produtivos.

  • Rápida em todas as plataformas Compila para código de máquina ARM e x64 para celular, desktop e backend. Ou ainda compila direto para JavaScript no caso de ser um sistema web.

Isso significa que Dart é uma linguagem muito poderosa, desenvolvida para funcionar em todas as plataformas e que tem uma maturidade elevada para IU. É muito rápida também devido a compilação para código de máquina nativo (AOT-compile).


O que é Flutter?


O Flutter é um UI toolkit criado pelo Google e que usa o Dart como base para desenvolver aplicações mobile, web e desktop com apenas uma base de código, ou seja, eu escrevo meu código uma única vez, e ele é compilado em tempo de execução nativamente. Com uma velocidade incrível, o Flutter usa uma tecnologia chamada hot reload que nos ajuda a criar rapidamente telas bonitas, resolver bugs e adicionar funcionalidades mais rapidamente, sem precisar compilar toda a aplicação para testar as alterações. Tem bastante coisa pronta, só usar os widgets do toolkit e ser feliz. Quase não precisamos criar nada do zero ou usar biblioteca de terceiros para nossa UI.


Como começar?

Primeiro precisa acessar o site https://flutter.dev/docs/get-started/install e escolher o seu sistema operacional. Em seguida, siga os passos para instalar a SDK do Flutter e não esqueça de criar a variável de ambiente para rodar os comandos no seu terminal.


Nota: se você estiver usando o Windows, não será possível compilar para iOS (iPhone), apenas Android, Web e Desktop… Nota 2: para agilizar a configuração do ambiente android, o recomendado é instalar o Android Studio. Ele se encarrega de instalar a SDK do Android e todas as dependências necesárias para rodar os emuladores e compilar o seu app.

Meu primeiro projeto

Para criar nosso primeiro projeto, depois de tudo configurado, vamos usar o comando abaixo no teu terminal:

flutter create meuprimeiroprojeto && cd meuprimeiroprojeto

Agora, dentro da pasta do nosso projeto, vamos abrir no editor de texto de nossa preferência. O meu é o VS Code que pode ser baixado aqui. Depois de abrir o projeto, vamos ao nosso terminal para rodar o comando abaixo:

flutter run

Essa primeira vez demora um pouco, pois o Flutter vai gerar a nossa aplicação totalmente do zero. Depois, podemos usar o hot reload para sermos mais rapidos no desenvolvimento.

Este é o nosso app criado:

É isso! Valeu.

Social


https://www.linkedin.com/in/manacesneto/ https://github.com/manacespereira https://twitter.com/manacespereira contato@manacespereira.com.br

 

(81) 9 8116-2623

©2020 por Manacés Pereira - Fullcycle dev, nômade digital e criador de conteúdo